Imagem de background com blur

Temporada 2024 - João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica

Show
Comprar

01 de Outubro de 2024
às 21:00

Ingressos a partir de R$ 15,75 em até 12x

Teatro Bradesco
São Paulo/SP

Ver localização

Abertura da casa: 20h



JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP APRESENTAM A HISTÓRIA DA DANÇA EM CONCERTO NO TEATRO BRADESCO

Repertório passeia por Praetorius, Bach, Boccherini, Strauss II e Ravel em uma verdadeira aula sobre a dança na música clássica


A dança sempre teve um papel importantíssimo na música clássica e nas festas das cortes europeias. O maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP darão uma verdadeira aula do assunto no concerto especial A História da Dança, no Teatro Bradesco.

A noite se inicia com Bransle de la torche, uma das mais de 300 danças instrumentais compostas por Michael Praetorius (1571-1621) que, dançada por casais em uma linha ou círculo, geralmente de mãos dadas, com o tempo foi adotada nos salões aristocráticos europeus.

J. S. Bach criou muitas danças que são verdadeiras obras primas e exemplos da forte presença do ritmo em suas composições. Uma dança na qual as notas fluem soltas, deslizando livremente é a Corrente, ou Courante, que dá prosseguimento ao concerto. Como todas as suítes para violoncelo solo de Bach terminam com uma Giga, dança popular em toda a Europa, em andamento bem rápido, Martins apresenta a Suíte nº 3 e, fechando a “participação” de Bach, sua peça mais popular, Badinerie (Brincadeira), final da Suíte nº 2.

No contexto da música da corte, a dança preferida nos salões era o minuet ou minueto, com passos miúdos, grande leveza e evoluções graciosas e a Bachiana executa um dos minuetos mais conhecidos, o do compositor italiano Rodolfo Luigi Boccherini (1743 – 1805).

Contando a História da Música, não poderia faltar a valsa vienense, a rainha das danças de salão, e seu principal compositor, Johan Strauss II, conhecido como "O Rei da Valsa" e o grande responsável pela popularidade da valsa em Viena durante o século XIX, aqui representado pela valsa Vida de Artista. E também o Quebra-Nozes, uma das composições mais conhecidas de Pyotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893), com a Valsa das Flores, a mais popular desse balé.

Fechando o panorama da dança, o celebre Bolero de Ravel, uma obra para balé, inspirada em uma dança espanhola e caracterizada por um ritmo repetitivo, um crescendo, feita sob encomenda para a bailarina russa Ida Rubinstein, amiga e mecenas de Ravel, e rapidamente se tornou um sucesso global.

João Carlos Martins, que voltou a se apresentar ao piano em seus concertos após ganhar suas luvas biônicas, presenteia o público com uma seleção de peças ao piano.


MINISTÉRIO DA CULTURA E BRADESCO APRESENTAM:
HISTÓRIA DA DANÇA

Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP
Regência João Carlos Martins


M. Praetorius
Bransle de lá torche


J. S. Bach
Courante e Giga suite n.3


J. S. Bach
Badinerie suite 2


R. L. Boccherini
Minueto Boccherini


J. Strauss
Valsa Vida de Artista


P. I. Tchaikovsky
•Valsa das Flores


M. Ravel
Bolero de Ravel


J. S. Bach
Ária da 4ª corda


E. Morriconne
Cinema Paradiso


Duração: 80 minutos.
Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Descontos:

Meia Entrada/Descontos:
50% para idosos com idade igual ou superior a 60 anos: Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição;

50% Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. A CIE deverá ser expedida por: I - Associação Nacional de Pós-Graduandos - ANPG; II – União Nacional dos Estudantes - UNE; III - União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - Ubes; IV - Entidades estaduais e municipais; V - Diretórios Centrais dos Estudantes - DCE; e VI - Centros e Diretórios Acadêmicos, de nível médio e superior. www.documentodoestudante.com.br.

Os elementos indispensáveis da CIE são: I - nome completo e data de nascimento do estudante; II - foto recente do estudante; III - nome da instituição de ensino na qual o estudante esteja matriculado; IV - grau de escolaridade; e V - data de validade até o dia 31 de março do ano subsequente ao de sua expedição.

Obs.: Para os estudantes que solicitaram a CIE pelo site documentodoestudante.com.br e ainda aguardam o recebimento da carteira, será aceito o Documento Provisório, que possui validade de 30 dias. O mesmo deve ser apresentado juntamente a um documento de identidade oficial com foto.

50% para crianças e jovens de 24 meses a 15 anos de idade: Benefício concedido pelo Teatro, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% para pessoas com deficiência e acompanhante quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência, documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013 e via laudo médico ou documento oficial com foto que conste a numeração do CID.

50% Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino: carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme a Lei Estadual nº 14.729/12.

50% Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais: Conforme a Lei Estadual nº 15.298/14, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.

50% Aposentados - Apresentar documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição. Conforme Lei Municipal SP n°12.325/1997. 

50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos

Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.


Outros descontos:

55% de desconto Dia do Médico. Limitado a 40 ingressos, mediante código de desconto. Válido para compras no site e na bilheteria.

50% de desconto para clientes do Bradesco e Next: Além de um guichê exclusivo na Bilheteria do Teatro. Limitado a 260 ingressos, mediante pagamento com a utilização do cartão de débito/crédito Bradesco. Exceto Corporate e Bradescard.

40% de desconto para Sócios Clube Opus, limitado a 02 ingressos por sócio, limitado a 30 ingressos por sessão. Confira a disponibilidade. Válido para compras através dos canais de vendas oficial, mediante a informação do CPF no ato da compra. Desconto não acumulativo. Ainda não é sócio? Cadastre-se já através do site e garanta seu ingresso com desconto! Maiores informações em clubeopus.com

40% de desconto para usuário dos Cartões Zaffari Card e Bourbon Card, na compra de até 2 ingressos por titular do cartão, limitado a 100 ingressos por sessão. Válido para compras online e na bilheteria, através do número do cartão.


Atenção:
• Os descontos não são cumulativos, devendo o beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.
• Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida no acesso ao evento.
• Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.


Informações do Teatro:
Alvará de Autorização do Teatro nº 2023/01221-00 • Validade: 06/03/2024
AVCB nº 594819• Validade: 01/08/2025


Para mais informações, você pode conversar conosco através do Chat online, ele está disponível aqui mesmo na home do nosso site. Este atendimento é rápido e prático.

A Uhuu é o canal oficial de vendas deste evento. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais oficiais.


Bilheteria do Teatro Bradesco • Sem incidência de Taxa de Serviço
3º Piso do Bourbon Shopping São Paulo
Rua Palestra Itália, nº 500 • Loja 263 • 3° Piso I Perdizes • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 20h. Em dias de evento o funcionamento será a partir das 12h até o final do evento.

Bilheteria do Teatro Opus Frei Caneca • Sem incidência de Taxa de Serviço
7º Piso do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, nº 569 • 7° Piso I Consolação • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 19h e segunda-feira bilheteria fechada.


Formas de Pagamento:
Internet: Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Pix, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket e American.
Parcelamento no cartão de crédito: até 1x sem juros, de 2x até 12x com juros


Informações Adicionais
Setor Frisa Superior: Venda exclusiva nas bilheterias físicas.


Os ingressos e-Ticket em arquivo .PDF são entregues automaticamente ao e-mail do titular do pedido em até 30 minutos após o recebimento da confirmação de compra. Apresente no acesso do evento. Caso não tenha recebido o e-mail, verifique também sua caixa anti-spam.