Imagem de background com blur

Monja Coen Roshi - Os Seis Paramitas - O Despertar da Mente

Palestra
Encerrado

21 de Setembro de 2023
às 20:00

Ingressos a partir de R$ 0,00 em até 12x

Teatro Bradesco
São Paulo/SP

Ver localização

Abertura da casa: 19h


Na tradição Zen Budista, o dia da passagem de estação do inverno para a primavera oferece uma oportunidade importante de reflexão. O equinócio de primavera é a data em que o dia tem a mesma duração que a noite. Nesta ocasião dizemos que o nosso mundo e a Terra Pura estão mais próximos, e que é mais fácil fazer a travessia da margem do sofrimento para a margem da paz e tranquilidade. Esta travessia compreende o despertar da mente zen.

Esta mente zen não nasce conosco e não nos pode ser dada. Ela deve ser estimulada, despertada para que se manifeste em cada pensamento, palavra e ação. Estimulamos a mente zen através do zazen, dos ensinamentos budistas e do compromisso de estar no mundo para o bem de todos os seres. É um caminho a ser percorrido com dedicação, com fé, com a mente desperta.

Este caminho a ser percorrido é esta travessia de uma margem à outra que fica mais fácil no equinócio. Para atravessar, precisamos de uma embarcação forte, estável, que nos reforce a confiança, a disposição. Ela é feita dos 6 Paramitas, ou as 6 Perfeições; atitudes perante a vida. As Perfeições que nos permitem uma travessia tranquila através do despertar da mente zen. São elas: 1 - Doação, generosidade 2 - Preceitos, Vida Ética 3 - Paciência, Tolerância 4 - Esforço Correto, Perseverança 5 - Zazen, Meditação 6 - Sabedoria, Compreensão Clara.

Despertar a Mente Zen é atravessar. Atravessar é viver uma vida plena através dos seis paramitas. Viver não apenas para nós mesmos, para as pessoas que são próximas e que pensam como nós. Viver plenamente é viver para o bem de todos os seres, em harmonia com tudo o que existe. Chegar na outra margem é ver com clareza que a outra é esta mesma margem, e que a travessia é a nossa vida.

Na palestra, a Monja Coen Roshi vai falar sobre a chegada da Primavera, sobre as Perfeições e o despertar da mente zen. Como podemos reconhecer que esta vida, esta margem é a margem da tranquilidade, da sabedoria e da compaixão. 

Aos 75 anos de idade, Monja Coen Roshi é uma das líderes espirituais mais respeitadas e carismáticas do país. Os ingressos de suas palestras se esgotam com antecedência, e seus vídeos no YouTube têm milhares de visualizações.

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil.

Foi ordenada monja em 1983.  Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul.  Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo.

Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Piauí e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.  Autora dos livros "Viva Zen, "Sempre Zen", "Palavras do Darma ", "A Sabedoria da Transformação", "108 Contos e Parábolas Orientais", "O Monge e o Touro", “O sofrimento é opcional”, “Zen para distraídos”, “O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho).   Mais informações no site www.zendobrasil.org.br. A Monja Coen apresenta semanalmente um programa na Radio Vibe Mundial - Momento Zen, as segundas feiras das 19h30 às 19h55 www.radiomundial.com.br - facelive e também gravado.https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

“Somos a vida da terra, estamos todos interligados...tudo o que fazemos, pensamos e falamos mexe com a teia da vida (...)” Monja Coen Roshi


Duração: 120 minutos.
Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis e crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.

Descontos:

Meia Entrada/Descontos: 
50% Idosos: (com idade igual ou superior a 60 anos): Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição;

50% Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.  Consulte também: www.documentodoestudante.com.br

50% para crianças e jovens de 24 meses a 15 anos de idade: Benefício concedido pelo Teatro, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% para pessoas com deficiência e acompanhante quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência, documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013 e via laudo médico ou documento oficial com foto que conste a numeração do CID.

50%. Aposentados, conforme a Lei Nº 12.325 DE 16 DE ABRIL DE 1997pagam meia-entrada. Para comprovar essa condição, é necessário que o aposentado apresente um documento hábil.

50% Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino: carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme a Lei Estadual nº 14.729/12.

50% Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais: Conforme a Lei Estadual nº 15.298/14, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.

50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos
Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.


Outros Descontos:

50% de desconto para clientes do Bradesco e Next: Além de um guichê exclusivo na Bilheteria do Teatro. Limitado a 240 ingressos, mediante pagamento com a utilização do cartão de débito/crédito Bradesco. Exceto Corporate e Bradescard.

40% de desconto para usuário dos Cartões Zaffari Card e Bourbon Card, na compra de até 2 ingressos por titular do cartão, limitado a 100 ingressos por sessão. Válido para compras online.

40% de desconto para clientes Premmia. Limitado em 90 ingressos por sessão no setor Plateia Alta e 01 ingresso por CPF. Aplicação de desconto mediante resgate e informação de código no site Petrobras Premmia. Vendas somente no site.


Atenção:
- Os descontos não são cumulativos, devendo ao beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.
- Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida no acesso ao evento. 
- Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.

Ponto de venda sem taxa de serviço:

Bilheteria do Teatro Bradesco
3º Piso do Bourbon Shopping São Paulo
Rua Palestra Itália, nº 500 • Loja 263 • 3° Piso I Perdizes • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 20h. Em dias de evento o funcionamento será a partir das 12h até o final do evento.

Bilheteria do Teatro Opus Frei Caneca
7º Piso do Shopping Frei Caneca
Rua Frei Caneca, nº 569 • 7° Piso I Consolação • São Paulo • SP
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 19h e segunda-feira bilheteria fechada.


Formas de Pagamento:
Internet: Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket e American.
Parcelamento no cartão de crédito: até 3x sem juros, de 4x até 12x com juros


Informações Adicionais
Setor Frisa Superior: visão prejudicada