02 de Janeiro de 2026
às 19:00
Ingressos a partir de R$ 0,00 em até 1x
Teatro Claro MAIS SP
São Paulo/SP
Abertura da casa: 01h antes de cada apresentação.
Não será permitida a entrada após o início da apresentação.
*Este link é exclusivo para a sessão de ensaio aberto, 02/01 às 19h
Ministério da Cultura e Petrobras apresentam:
Livremente inspirado na premiada música de Gilberto Gil, musical negro Domingo no Parque estreia em janeiro de 2026 no Teatro Claro e já tem venda online de ingressos aberta
Com direção e texto de Alexandre Reinecke e direção musical de Bem Gil, espetáculo transforma em cena esse clássico com canções do próprio Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Peninha, Jorge Benjor e Carlos Lyra
Clássico do Tropicalismo e uma das composições mais significativas na carreira de Gilberto Gil, a canção premiada Domingo no Parque vira musical negro, sob a direção de Alexandre Reinecke, um dos diretores mais atuantes do país, e direção musical de Bem Gil. O espetáculo tem sua temporada de estreia no Teatro Claro, de 3 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026, com apresentações às quintas e sextas, às 20h; aos sábados, às 17h e às 20h30h; e aos domingos, às 18h. A venda online antecipada já está aberta.
Apresentada pela primeira vez no 3º Festival da Música Popular da TV Record, em 1967, Domingo no Parque é considerada um dos marcos da Tropicália ao misturar elementos brasileiros - como o violão e o berimbau - com a guitarra elétrica e levou o segundo lugar no prêmio. A canção tinha arranjo de Rogério Duprat e participação da banda Os Mutantes.
Com elenco e equipe majoritariamente formado por artistas e profissionais negros, o musical, que teve aprovação do próprio Gil, destaca importantes influências negras na cultura e sociedade, em elementos como os costumes, danças, a religiosidade, os arranjos musicais, as vestimentas, a alimentação e a capoeira.
A trama se passa em Salvador, no início da década de 1970 e tem como pano de fundo toda a situação sociopolítica do Brasil, que atravessava a violenta opressão da Ditadura Civil-Militar. No bairro da Ribeira, toda tarde João, José e um grupo de amigos se reúnem para jogar capoeira, em um momento de descontração e divertimento
Quando José leva seu amigo João para assistir a um show de sua amada Juliana, a relação entre os dois fica abalada. Juliana, que agora passa a frequentar a roda de capoeira, teve no passado um romance avassalador com João, que terminou quando ele engravidou a jovem Juci. Enquanto eles estavam afastados, Juliana seguiu seu sonho de ser cantora e passou a cantar nos bares da cidade. Ela também tornou-se atuante nos movimentos contra a ditadura e passou a ser vigiada pelos militares.
Como não poderia ser diferente, essa icônica tragédia urbana chega ao fim com uma grande roda de capoeira ao som do clássico de Gil, elevando o clima do espetáculo, que promete ainda momentos de drama, humor, romance e suspense.
A trilha sonora conta com 20 músicas que atuam como fio condutor da história, sendo seis delas compostas exclusivamente para o espetáculo e as demais amplamente conhecidas pelo público, incluindo composições de Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Jorge Benjor, Peninha e Carlos Lyra.
Ficha Técnica (em construção)
Texto e direção: Alexandre Reinecke
Direção musical: Bem Gil
Direção de arte e figurinos: Billy Castilho
Cenografia: Marco Lima
Iluminação: Cesar Pivetti
Diretora de produção: Vanessa Campanari
Coordenação de Produção: Edinho Rodrigues
Realização: Reinecke Produções e Brancalyone Produções
Sinopse
Toda tarde, João, José e um grupo de amigos se reúnem para jogar capoeira, no bairro da Ribeira. É um momento de descontração e divertimento entre os amigos. A forte amizade entre João e José fica abalada quando José leva João para ver um show de sua “amada” Juliana e ela passa a frequentar a roda de capoeira da Ribeira. Juliana teve um forte romance com João no passado que terminou quando ele engravidou a jovem Juci. Juliana seguiu seu sonho de ser cantora e passou a cantar nos bares da cidade; nesse tempo também se tornou atuante nos movimentos contra a ditadura e passou a ser vigiada pelos militares.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
COMPRA DE INGRESSOS: UHUU.COM
*ASSENTO PARA OBESOS: INFORMAMOS QUE ESTE ASSENTO É DUPLO E SE DESTINA AO CONFORTO DO CLIENTE OBESO.
*ACESSO AOS SETORES BALCÃO E BALCÃO NOBRE POR ESCADAS!
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: A partir de 12 anos
DURAÇÃO APROXIMADA: 120 Minutos ( Com 15 minutos de intervalo )
CAPACIDADE DO TEATRO: 801 lugares *Sujeito a lotação
ACESSIBILIDADE: Estacionamento no shopping, acesso feito por elevadores.
RESERVAS PARA GRUPOS: Marcelo Lopes / grupos@brainmais.com / 11 94536-7083
Alvará:2024/03826-00
AVCB: 526206