Imagem de background com blur

OSPA apresenta: Sheherazade e Fantasia Coral

Espetáculo
Encerrado

07 de Março
às 17:00

Ingressos entre R$ 15,00 e R$ 40,00 em até 1x

Casa da Ospa
Porto Alegre/RS

Ver localização

OSPA abre Temporada Artística 2020 em concerto com solos de piano e obras de Beethoven

 

 

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) sobe ao palco pela primeira vez em 2020, ano que completa 70 anos de atividades ininterruptas. Para celebrar mais uma temporada de história, música e consolidação cultural, a orquestra apresenta um concerto histórico e revive a trajetória de Ludwig van Beethoven (1770-1827), que completa 250 anos em 2020. A apresentação acontece no dia 07 de março, sábado, às 17h, e tem regência do maestro e diretor artístico da sinfônica, Evandro Matté.

A orquestra abre a Temporada Artística 2020 com a obra “Scheherazade”, de Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908). O compositor dá vida aos contos populares da Ásia Ocidental com a protagonista de ‘‘As Mil e Uma Noites’’. Segmentada em quatro movimentos, a peça explora os diversos episódios da história desse clássico da literatura mundial. A suíte captura a essência folclórica, preservando a narrativa matravés de ritmos e melodias. A peça se insere no período após a dissolução do Grupo dos Cinco, quando o mecenas Mitrofan Belyayev passou a publicar obras de compositores de forma independente. Em 1886, o comerciante criou a série Concertos Sinfônicos Russos e permitiu que jovens músicos tivessem sinfonias executadas. Nela, Korsakov estreou algumas de suas obras mais conhecidas, como Capricho Espanhol (1887), A Grande Páscoa Russa (1888) e Sheherazade (1888).

Em ‘‘Abertura Egmont Op.84’’, Ludwig van Beethoven (1770-1827) reconstitui a dramaturgia de Johann Wolfgang von Goethe em sinfonia. A peça foi uma encomenda para o livro do escritor, que integrava o movimento pré-romântico Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto). Assim como a leitura, a composição reflete a predominância das emoções em oposição às tendências racionalistas do Iluminismo do movimento Clássico anterior. A canção é carregada de uma aura sombria e aos poucos é ofuscada pela enérgica determinação do herói em notas musicais intensas, tendo um desfecho triunfante com o sacrifício do guerreiro pelo povo. ‘‘Fantasia Coral’’ reflete a transgressão de Ludwig van Beethoven (1770-1827) aos padrões clássicos do período anterior. Ao associar o piano solista à formação orquestral, a peça não se submete à estrutura tradicional do concerto, nem aos padrões da música vocal. A obra, associada ao movimento pré-romântico, emprega o poema de Friedrich Schiller, antecipando a verbalização de coro e solista, tendência adotada com ênfase apenas no século XIX por compositores como Mahler, Franck e Bruckner. Beethoven a estreou como solista em um concerto junto à Quinta e Sexta Sinfonia improvisando a seção. A peça também serviu de base para a construção estilística da renomada Nona Sinfonia.


PROGRAMA

Nikolai Rimsky-Korsakov (1844-1908): Scheherazade Op.35

I. O mar e o navio de Simbad

II. O conto do príncipe Kalender

III. O jovem príncipe e a jovem princesa

IV. Festival de Bagdá. O mar. O navio se choca contra um rochedo encimado por um guerreiro de bronze

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Abertura Egmont, Op.84

Ludwig van Beethoven (1770-1827): Fantasia Coral, Op.80

I. Adagio

II. Finale

 

Regente: Evandro Matté (Brasil)

Solistas: Alexandre Dossin (piano – Brasil)

Elisa Machado, Larissa Ramos, Angela Diel, Eduardo Bighelini, Adolfo S. do Amaral, Ricardo Barpp (coristas)

Participação Especial: Coro Sinfônico da OSPA

 

Meia Entrada/Descontos: 
 

50% de desconto para IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos): Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15 , mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para ESTUDANTES: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.

50% de desconto para JOVENS COM ATÉ 15 ANOS: Conforme a Lei Estadual nº 14.612/14, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e acompanhantes quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para DOADORES REGULARES DE SANGUE*: Conforme a Lei Estadual nº 13.891/12, mediante apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. *São considerados doadores regulares a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

 

________________________________________________________________________________

Outros Descontos:

20% de desconto para Cartões Zaffari e Bourbon: Exclusivo para o titular do cartão
20% de desconto para Clientes Banrisul: Exclusivo para o titular do cartão
50% de desconto para Clube ZH: Exclusivo para o titular do cartão

Ponto de venda sem taxa de serviço:

 

Casa da Ospa

Av. Borges de Medeiros, 1501 - Centro Administrativo Fernando Ferrari - CAFF - Porto Alegre/RS
Horário de Funcionamento: No dia do concerto, das 14h até o horário do concerto

________________________________________________________________________________

Formas de Pagamento:


Internet: Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American.

Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Hiper e Banricompras.