29 de Setembro de 2023
às 21:00
Ingressos a partir de R$ 0,00 em até 1x
Teatro Riachuelo Natal
Natal/RN
Abertura da casa: 20h
Há 30 anos, o mundo perdia Luiz Gonzaga. Voz que se tornou ícone da região Nordeste, o pernambucano de Exu deixou um legado incalculável à música, levando o forró pé de serra para todos os cantos do mundo. Em sua homenagem, a Art Rec Produções apresenta “Gonzagão Sinfônico”, com produção da Idearte, um projeto itinerante, que tem como atração principal o Quinteto Violado, acompanhado pelo talento da Sesi Big Band.
No espetáculo, que tem 75 min. de duração, o grupo resgatará os grandes sucessos do Rei do Baião, e o repertório trará canções escolhidas entre as mais de 500 que foram registradas nos 56 discos gravados pelo “Velho Lua”, onde podemos destacar “Asa Branca”, “Qui nem Jiló”, “Sabiá” e “Sala de Reboco”.
LUIZ GONZAGA
Luiz Gonzaga nasceu na Fazenda Caiçara, em Exu, sertão de Pernambuco, no dia 13 de dezembro de 1912. Um dos oito filhos de Januário José dos Santos, o mestre Januário, "sanfoneiro de 8 baixos", e Ana Batista de Jesus. Aos 13 anos, com dinheiro emprestado compra sua 1ª sanfona. Foi com o pai que Luiz aprendeu a tocar o instrumento. Não era adolescente ainda quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Após servir o Exército no Crato, partiu para o Rio de Janeiro e começou a participar de programas de calouros. Foi no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, que se destacou ao ficar em 1º lugar com "Vira e Mexe". Passou a gravar discos, como sanfoneiro, para outros artistas. Tocando com a dupla Genésio Arruda e Januário, é descoberto pela gravadora RCA Vitor e grava seu disco de estreia.
Na década de 1940 até metade da de 50, a música nordestina viveu sua fase áurea, e Luiz Gonzaga, consolidado como um dos artistas mais populares do País, virou o Rei do Baião. Trajado com chapéu, gibão e sua inseparável sanfona branca, teve suas músicas regravadas por jovens cantores, como Geraldo Vandré, Gilberto Gil e Caetano Veloso, que o citavam como influência. Durante os anos 70, fez shows no Teatro Municipal (SP) e no Tereza Raquel (RJ). Nos anos 80, sua carreira tomou novo impulso. Gravou com Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Milton Nascimento. Cantou para o papa João Paulo II, em Fortaleza. Cantou em Paris a convite da cantora amazonense Nazaré Pereira. Recebeu o prêmio Nipper de Ouro e dois discos de ouro pelo álbum "Sanfoneiro Macho". Sua dupla com Gonzaguinha, seu filho, deu certo. Fizeram shows por todo o País com "A Vida de Viajante". Na década de 1980, apresentou-se na Europa; e começaram a surgir os livros sobre o homem simples e, por vezes, até ingênuo, que gravou 56 discos e compôs mais de 500 canções. Em 1989, faleceu vítima de parada cardiorrespiratória.
QUINTETO VIOLADO
Criado em Pernambuco no momento pós-tropicalista (1971), o Quinteto Violado focou seu trabalho na música regional, valorizando a cultura brasileira através de trabalhos de pesquisa e agregando as experiências pessoais dos seus integrantes. Desde então o Quinteto e sua identidade sonora, construída a partir do contrabaixo, violão, viola, flautas, teclados, percussão e vozes, conquistam cada vez mais admiradores em todo Brasil e também em vários países do mundo.
O seu estilo “Free Nordestino” se caracteriza pelos arranjos com a identidade nordestina e a influência da música do mundo. A música do Quinteto é orgânica, com personalidade local, mas, quando projetada, tem referências que independem de nacionalidade.
É um som universal com fortes influências nordestinas e cosmopolitas na sua harmonia. Algumas poesias ou letras são dos próprios integrantes, mas a maioria é leitura do cancioneiro popular que recebe roupagem nova com arranjos transformadores.
Formado por Toinho Alves, Marcelo Melo, Luciano Alves (Ciano), Roberto Menescal e Eduardo de Carvalho Alves (Dudu), o Quinteto Violado é um patrimônio da música nacional, sendo reconhecido pelo próprio Luiz Gonzaga como um dos grupos que melhor representa sua música.
Duração: 90 minutos.
Classificação: Livre.
Meia Entrada/Descontos:
50% de desconto para Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos): Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
50% de desconto para Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.
50% de desconto para Jovens com até 15 anos: Conforme a Lei Estadual nº 14.612/14, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.
50% de desconto para Pessoas com deficiência e acompanhantes quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.
50% de desconto para Professores da rede pública municipal e particular de ensino: Conforme a Lei Municipal nº 243/06, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação de Natal ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.
50% de desconto para Doadores Regulares de Sangue: Conforme a Lei Municipal nº 344/11, mediante apresentação de documento oficial válido, expedido por banco de sangue. *São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue dos hospitais do Município de Natal.
O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.
Outros Descontos:
50% de desconto UNIMED NATAL, para os primeiros 350 ingressos (por espetáculo) para cliente do plano Unimed Natal e médicos cooperados. Desconto válido apenas com a apresentação da carteira (UNIMED NATAL) e CPF. Desconto limitado a 1 (um) ingresso por CPF.
50% de desconto para clientes Nordestão na compra de 1 ingresso mediante apresentação do cartão Nordestão. Desconto disponível para os 50 primeiros compradores.
50% desconto em até 02 ingressos para assinantes do Jornal Tribuna do Norte, mediante apresentação da carteira do Clube do Assinante. Disponível para 100 primeiros compradores. Vendas somente na bilheteria do teatro.
30% de desconto para titulares e 1 (um) acompanhante dos cartões Riachuelo (Própria Loja, bandeiras Visa e Master): Limitado a 50 ingressos por sessão. Será necessário a apresentação do Cartão Riachuelo, que comprova o benefício, no acesso ao evento.
Atenção:
- Os descontos não são cumulativos, devendo ao beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.
- Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida no acesso ao evento.
- Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos para Ingresso Inteira.
Informações do Teatro:
ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO Nº 46078 - PROCESSO Nº 1048 - VALIDADE: 05/05/2024
CAPACIDADE MÁXIMA: 1.505 PESSOAS (FORMATO PLATEIA) / 2.057 PESSOAS (FORMATO PISTA PADRÃO) / 2.557 PESSOAS (FORMATO PISTA PLUS).
Para mais informações, você pode conversar conosco através do Chat online, ele está disponível aqui mesmo na home do nosso site. Este atendimento é rápido e prático.
A Uhuu é o canal oficial de vendas deste evento. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais oficiais.
Ponto de venda sem taxa de serviço:
Bilheteria do Teatro Riachuelo
3º Piso do Shopping Midway Mall
Av. Bernardo Vieira, nº. 3775 • Piso L3
Tirol • Natal • RN
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 14h às 20h, exceto domingo e feriados.
Formas de Pagamento:
Internet : Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.
Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras.
Parcelamento no cartão de crédito: até 1x sem juros