10 de Janeiro de 2027
às 23:59
Ingressos a partir de R$ 0,00 em até 1x
Teatro Claro MAIS RJ
Rio de Janeiro/RJ
Abertura da casa: 1h antes da sessão.
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.
Teatro Claro MAIS e a produtora Brain + promovem oficinas online e gratuitas de libras
Projeto Programação com Acessibilidade é patrocinado pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Rede D’Or, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Com o objetivo de ampliar o acesso, a inclusão e a diversidade nos espaços culturais, o projeto Programação com Acessibilidade realiza duas oficinas gratuitas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), voltadas principalmente para iniciantes e para pessoas interessadas em tornar o cotidiano e os ambientes culturais mais acessíveis às pessoas surdas. As oficinas são ministradas por Karina Zonzini, pedagoga, intérprete de LIBRAS, gestora de projetos sociais e especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão.
A primeira atividade, “LIBRAS e Práticas de Acessibilidade no Contexto Cultural”, convida o público a refletir sobre a importância da inclusão em eventos e ações culturais. Com duração de 30 minutos, a oficina apresenta uma introdução prática aos fundamentos da LIBRAS e aborda conceitos essenciais de acessibilidade, sensibilizando os participantes para a construção de espaços culturais mais acolhedores, diversos e inclusivos.
Durante a oficina, os participantes irão aprender:
Já a oficina “LIBRAS no Dia a Dia” propõe uma experiência prática e dinâmica, focada em situações comuns do cotidiano. Também com duração de 30 minutos, a atividade oferece uma introdução aos fundamentos da LIBRAS, estimulando a comunicação inclusiva e o respeito à diversidade linguística.
Entre os conteúdos abordados estão:
O projeto Programação com Acessibilidade é patrocinado pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e pela Rede D’Or, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
As oficinas reforçam o compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a promoção de uma sociedade mais justa, acessível e inclusiva para todos.
SOBRE KARINA ZONZINI
Karina Zonzini Bueno é pedagoga, intérprete de LIBRAS, gestora de projetos sociais e especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão. Ela atua na assessoria especializada em acessibilidade, com foco em deficiência auditiva, e leciona cursos de LIBRAS para o público ouvinte.
Com experiência em tradução e interpretação de LIBRAS/Português/LIBRAS em diversos eventos culturais, como shows e peças teatrais, Karina é consultora em acessibilidade para instituições como a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, SEBRAE e DETRAN-SP. Ela também foi colaboradora da Secretaria Estadual da Educação e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, onde trabalhou em projetos de inclusão e comunicação adaptada para surdos.
SERVIÇO:
Curso 100% online, via plataforma https://setoread.com.br/.
*Link de acesso enviado para o e-mail dos inscritos(as)
*O acesso é restrito para 01 (UM) veículo de transmissão: computador, tablet ou smartphone.
Classificação: Livre
Ao final da experiência, os alunos que obtiverem 70% de presença nas aulas, receberão certificado digital. O cerificado poderá ser emitido pelo próprio aluno, no final do curso.