Imagem de background com blur

Eliana Pittman - Canta Jorge Aragão

Show
Comprar

21 de Abril de 2025
às 20:00

Ingressos a partir de R$ 19,80 em até 6x

Teatro Claro MAIS RJ
Rio de Janeiro/RJ

Ver localização

Abertura da casa: 1h antes da sessão.
Não é permitida a entrada após o início do espetáculo.


Eliana Pittman celebra 80 anos com novo álbum dedicado ao repertório de Jorge Aragão

“Nem lágrima nem dor” será lançado em todas as plataformas digitais e em CD no dia 20 de março;

Show de lançamento no Rio acontece no Teatro Claro no dia 21 de abril.

São Paulo, 20 de março de 2025 - Eliana Pittman, um dos maiores ícones da música brasileira, celebra seus 80 anos em 2025 com uma vitalidade artística impressionante. A cantora, conhecida por sua versatilidade e trajetória internacional, está mergulhada em novos projetos, incluindo sua aguardada biografia, um álbum de jazz e, em destaque, um trabalho inteiramente dedicado ao repertório de Jorge Aragão, mestre do samba e referência da geração Fundo de Quintal. Intitulado “Nem lágrima nem dor”, o novo trabalho será lançado em todas as plataformas digitais pela gravadora Nova Estação e em CD pela Companhia de Discos do Brasil no dia 20 de março e em LP no segundo semestre de 2025. O show de lançamento do álbum será nos dias 21 e 22 de março, às 20h, no SESC Santana, em SP. 

Quando Eliana Pittman decide abraçar o repertório de Jorge Aragão, o que surge não é um disco de samba no sentido estrito. Sob a produção cuidadosa e criativa de Rodrigo Campos e metais de Thiago França, “Nem lágrima, nem dor” se torna uma releitura sofisticada e ousada, onde a voz vibrante e camaleônica de Eliana encontra arranjos que reimaginam clássicos com frescor e emoção. É Jorge Aragão, mas é também Eliana Pittman, um encontro de titãs, e Rodrigo Campos traduz essa conexão com um toque que é ao mesmo tempo íntimo e expansivo.

Campos, conhecido por sua habilidade em criar arranjos que transcendem gêneros, aqui constrói um universo sonoro único, que flerta com o jazz, a bossa, o soul e a música popular brasileira. Ele honra o legado de Aragão enquanto oferece novas camadas para cada composição, como se cada faixa ganhasse uma nova alma.

A jornada começa com “Lucidez” que ganha um arranjo pontuado por metais elegantes, enquanto Eliana transforma o lamento da canção em algo quase cinematográfico. Seguindo essa atmosfera, em “Eu e Você Sempre”, a simplicidade do violão aliada ao sax cria um ambiente íntimo e envolvente, destacando a doçura de sua voz.

“Novo Endereço” é conduzida por percussões e arranjos delicados, apresentando-se como uma confissão introspectiva que traduz intimidade e universalidade. Essa intensidade continua em “Loucuras de Uma Paixão”, onde o arranjo cinematográfico, com destaque para o sax tenor, amplifica o drama da música, revelando suspiros apaixonados em cada nota.

Em “Tendência”, Rodrigo Campos imprime uma leveza à melodia, ressignificando o samba com delicadeza, enquanto a interpretação de Eliana ressalta a melancolia subjacente. Já “Minta Meu Sonho” explora uma estética contemporânea, onde sintetizadores e batidas eletrônicas criam um contraste intrigante com a entrega vocal de Eliana, que soa moderna e autêntica.

“Além da Razão” traz uma atmosfera luminosa ao introduzir synth bass e guitarra que acompanham a voz precisa e emotiva de Eliana.  Em “Do Fundo do Nosso Quintal”, a nostalgia e o calor que emana das recordações de toda roda de samba transformam a canção em uma celebração carismática e envolvente marcada pelo cavaquinho e a voz de Rodrigo Campos no coro.

Por outro lado, “Papel de Pão” é marcada por densidade e programações sutis que dialogam com uma linha de baixo marcante, criando uma narrativa quase falada que reflete a força da canção. Com essa faixa, Eliana imprime todo o peso de sua interpretação, encerrando a obra com uma força dramática que reverbera além da última nota.

O álbum, longe de ser uma simples homenagem, transforma cada faixa em uma nova experiência, onde a genialidade de Jorge Aragão encontra a criatividade de Rodrigo Campos e a alma de Eliana Pittman. Mais do que isso, “Nem lágrima, nem dor” reafirma Eliana como uma artista em constante reinvenção, conectando-se com as novas gerações sem abrir mão da sofisticação que sempre marcou sua trajetória. Um trabalho imperdível para os amantes da música e uma celebração da longevidade criativa de uma artista única.

Sobre Eliana Pittman

Eliana Pittman iniciou sua carreira em 1961, ao lado do saxofonista norte-americano Booker Pittman, seu padrasto, cantando standards do jazz e da bossa nova em boates no Rio de Janeiro. O avô de seu padrasto foi Booker T. Washington, fundador do conceituado Tuskegee Institute, a primeira universidade para negros nos Estados Unidos.

Fez shows no Brasil e no exterior (75 países) e na década de 1970 emplacou vários sucessos, como “Das Duzentas para Lá”, “Abandono” (canção lançada por Eliana em 1974 e que Roberto Carlos regravou em 1979), “Vou pular neste carnaval”, “Quem vai querer”, “Sinhá Pureza”, “Mistura de Carimbó”. Pelo sucesso das últimas duas canções, recebeu o título de “Rainha do Carimbó”.

No final dos anos 60, Geraldo Azevedo veio do Nordeste para o Rio a convite de Eliana para acompanhá-la no show “Positivamente Eliana”, e logo se tornou um dos maiores nomes da música brasileira.

Dona de um grande ecletismo musical e um notório virtuosismo vocal, Eliana se apresentou em muitos países do mundo (França, Alemanha, Suécia, Espanha, Itália, Portugal, Venezuela, México e Estados Unidos), tendo se apresentado, por exemplo, na lendária casa de shows Olympia em Paris e no programa do comediante Jerry Lewis. Também se apresentou ao lado do lendário showman Sammy Davis Jr. Além de cantora, é professora de música em uma escola do Rio de Janeiro.

Eliana Pittman foi a única artista brasileira capa da revista Ebony (@ebonymagazine) em dezembro de 1965. A Ebony, é uma revista mensal norte-americana dedicada ao público negro e foi fundada por John Harold Johnson e publicada desde 1945.  Sua fundação ao fim da II Guerra Mundial trouxe um novo status para os negros, que apesar de terem acabado de ajudar os Estados Unidos a ganhar a guerra, eram considerados como homens e mulheres invisíveis na sociedade americana, ignorados pela imprensa branca.

Em 2007, Eliana foi convidada por Charles Möeller e Claudio Botelho para atuar no musical "7", com texto de Möeller e trilha original de Botelho e Ed Motta. Ela dividia a cena com Alessandra Maestrini, Ida Gomes, Rogéria e Zezé Motta. O espetáculo estreou em 1º de setembro de 2007, no Teatro João Caetano (RJ) e foi um dos grandes vencedores do Prêmio Shell e do Prêmio APTR. O enorme sucesso da temporada fez o espetáculo reestrear em 27 setembro de 2008 no Teatro Carlos Gomes, também no Rio. Em 17 de abril de 2009, o espetáculo estreou em São Paulo, no Teatro Sérgio Cardoso, também com grande sucesso.

Após um hiato de 17 anos longe dos estúdios, foi anunciado em março 2019 que Eliana gravaria um novo disco, chamado “Hoje, Ontem e Sempre”, produzido por Thiago Marques Luiz. O disco contém canções como “Preciso Me Encontrar” (Candeia), “Drão” (Gilberto Gil) e “Onde Estará o Meu Amor” (Chico César), todas inéditas na voz de Eliana.

Em 2020 foi lançado o disco “As Divas do Sambalanço” em LP e CD, dedicado exclusivamente ao gênero, em que Eliana divide as interpretações com Claudette Soares e Doris Monteiro.

Foi uma das atrações musicais da cerimônia de entrega do Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023, ao lado de MC Soffia, Linn da Quebrada, Kaê Guajajara e Liniker.

No cinema Eliana fez diversas participações como nos filmes: “Der Goldene SchuB”, como a cantora Singer. Em 1971, fez “The Sandpit Generals” (Capitães de Areia), como Dalvah. Em 71 ainda, fez: “Die Lester Wilson”. Em 1977, estreou “La Menor” e em 1987, trabalhou em  “Jubiabá”. Sua estreia na TV foi em 1995, na Rede Globo com a novela-seriado “Malhação”. Em 2005, na mesma emissora, fez a novela “América”. Em 2010 participou de “Tempos Modernos” e em 2013, de “Sangue Bom”. Na Netflix, Eliana viveu a personagem Elza Ferreira na série “Coisa mais linda” e também participou do sitcom “A sogra que te pariu” ao lado do humorista Rodrigo Sant’Anna.

Ao longo de sua carreira, gravou mais de vinte discos, muitos deles lançados em diversos países, e ganhou variados prêmios. Lançou em dezembro de 2023 pela Companhia de Discos do Brasil o CD “Canções de Elizeth”, fruto de uma série de lives em homenagem aos “100 anos de Elizeth Cardoso”, idealizadas por Thiago Marques Luiz e “Perolas Negras” ao lado das amigas Alaíde Costa e Zezé Motta também pela mesma gravadora em fevereiro de 2024. Atualmente está em turnê por todo o Brasil com três shows: “Eliana Pittman canta Jorge Aragão” com repertório do seu novo álbum, “Do Samba ao Carimbó”, com o repertório dos seus maiores sucessos nos dois ritmos que foram gravados por ela principalmente na fase em que passou pela gravadora RCA Victor nos anos 1970 e “Pérolas Negras”,  no qual se apresenta ao lado das amigas Alaíde Costa e Zezé Motta cantando um repertório apenas de compositores negros passando por Milton Nascimento, Candeia, Jorge Ben, Jhonny Alf, Cartola, Martinho da Vila, Gilberto Gil, Tim Maia, Luiz Melodia, Djavan, Leci Brandão, Paulinho da Viola, Ataulfo Alves e outros.

A cantora, conhecida por sua versatilidade e trajetória internacional, está mergulhada em novos projetos, incluindo sua aguardada biografia, um álbum de jazz e, em destaque, o trabalho inteiramente dedicado ao repertório de Jorge Aragão, mestre do samba e referência da geração Fundo de Quintal.


CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre

DURAÇÃO APROXIMADA: 70 Minutos

CAPACIDADE DO TEATRO: 660 lugares

*Sujeito a lotação

RESERVAS PARA GRUPOS:
Marcelo Lopes
grupos@brainmais.com / 11 94536-7083

Alvará: 04/651.542/2012
CVA: 00031/25

Descontos:

Descontos:

50% de desconto para Clientes Claro Clube: 

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria do Teatro e site da Uhuu.com
- Validação: informar o número do CPF do titular no ato da compra.

50% de desconto para Colaboradores do Grupos Claro e das Empresas do Grupo Claro:

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria do Teatro e site da Uhuu.com
- Validação: apresentar o crachá da empresa no ato da compra física e na entrada do evento. 

*A gestão de novos beneficiários é de exclusiva responsabilidade da Claro.


Meia-Entrada/Descontos:: O benefício prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e deficientes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos.

IMPORTANTE: Quando a compra for feita na bilheteria física, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no ato da compra e no acesso ao evento. Para vendas pela Internet, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento. Caso o benefício não seja comprovado, o portador do ingresso deverá complementar o valor do ingresso adquirido para o valor integral do ingresso ("Inteira"), caso contrário o acesso ao evento não será permitido.


50% de desconto para Idoso (com idade igual ou superior a 60 anos): Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15 , mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser restrito por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não sejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.

50% de desconto para Menores de 21 anos: Lei Estadual n° 3.364/00 - apresentação obrigatória da Carteira de identidade ou documento com foto válida.

50% de desconto para Pessoas com Deficiência e acompanhante quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos) mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para professores e profissionais da rede pública municipal de ensino do estado do Rio de Janeiro: Leis Municipais n° 3.424/02 e 5.844/15 - obrigatória apresentação da Carteira funcional emitida pela Secretaria Municipal de Educação do estado do Rio de Janeiro. 


Outros Descontos:

50% de desconto para compras de grupos:

- Regra de compra: a partir de 9 ingressos por sessão.

- Compras realizadas somente na bilheteria
- Ativação e Informações: com Marcelo Lopes em grupos@brainmais.com / 11 94536-7083
- Validação: benefício destinado a grupos com reservas.

40% de desconto para CARTÃO GIRO METRÔ RIO - clientes: 

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria e  no site da Uhuu.com

- Validação: inserir a numeração do cartão com o cupom.

- Caso o cliente ainda não seja cadastrado, aparecerá a informação de cupom inválido. O cliente deverá se cadastrar no Giro pelo site ou app https://giro.metrorio.com.br e aguardar 48h úteis para  ataivação no site da Uhuu.com 

*A gestão de novos beneficiários é de exclusiva responsabilidade do Giro Metrô Rio.

30% de desconto para COLABORADORES REDE D’OR - colaboradores: 

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria do Teatro e site da Uhuu.com

- Validação: Inserir o cupom promocional fornecido pela Rede D`OR, no ato da compra.

30% de desconto para UNISYS - clientes: 

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas somente no site da Uhuu.com

- Validação: inserir o cupom promocional fornecido pela Unisys, no ato da compra. 

30% de desconto para CAARJ - associados: 

- Limite de compra: até 2 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria e  no site da Uhuu.com

- Validação: inserir o cupom promocional fornecido pela CAARJ, no ato da compra.

30% de desconto para CLUBE MOBBES - associados: 

- Limite de compra: até 2 ingressos por sessão e por CPF.

- Ativação: compras realizadas na bilheteria e  no site da Uhuu.com

- Validação: inserir o cupom promocional fornecido pelo CLUBE MOBEES, no ato da compra.

- Caso o associado ainda não seja cadastrado, aparecerá a informação de cupom inválido. O cliente deverá se cadastrar no Clube Mobbes e aguardar 48h úteis para  ativação no site da Uhuu.com

20% de desconto para SIMPRESS - colaboradores: 

- Limite de compra: até 4 ingressos por sessão e por CPF.
- Ativação: compras realizadas nas bilheterias físicas e no site da Uhuu.com.
- Validação: informar ou inserir o cupom promocional fornecido pela SIMPRESS no momento da compra.

FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA - Sem incidência de Taxa de Serviço.

Todos os dias de 10h às 22h.

Local: BILHETERIA: TEATRO CLARO RIO
Endereço: Rua Siqueira Campos, 143 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22031-071

Formas de Pagamentos aceitas na bilheteria: Aceitamos todos os cartões de crédito, débito, dinheiro e PIX. Parcelamento em cartão de crédito, com juros. Não aceitamos cheques.


ESTACIONAMENTO:
Estacionamento no shopping, entrada pela Rua Joseph Block, 40. Rampa de acesso em frente ao supermercado Extra.