Imagem de background com blur

Turnê Monja Coen 2019

Palestra
Encerrado

22 de Novembro de 2019
às 20:00

Ingressos a partir de R$ 37,50 em até 10x

Teatro RioMar Recife
Recife/PE

Ver localização

Palestra Monja Coen O que aprendi com o silêncio.

Atualmente, sons e ruídos estão mais e mais ocupando espaços na nossa mente, os estímulos estão maiores e mais freqüentes, mantemos a televisão, o rádio, computador e celulares ligados o tempo todo e procurar por esses estímulos é valorizado e incentivado na nossa cultura. O ser humano atual não pode estar a parte do que está acontecendo, não pode estar desatualizado e tão pouco vazio de sensações sob pena de ser pouco valorizado pelas pessoas de seu convívio. Este estado de grande captação de estímulos sobrecarrega o nosso sistema nervoso e nos consome energia que por vezes se esvai de forma rápida e constante, nos causando cansaço e dor. 

Mas temos o ruído interior que pode nos causar o mesmo nível de incômodo. As vozes da nossa mente podem ocupar os mesmos espaços que os estímulos externos e, da mesma forma nos causar cansaço e dor. “Ter momentos de silêncio nos ajuda a deixar esses ruídos interiores passarem sem que nos apeguemos a eles. A prática do zazen (meditação sentada) nos leva a criar esse espaço e esses momentos” cita a Monja Coen. 

Nós temos por hábito falar e comentar, nos entreter com sons e imagens, fugindo do encontro profundo com a realidade, assim criamos realidades falsas sobre a realidade verdadeira. “Queremos acreditar em nossas fantasias e nos incomoda o silêncio que permite penetrar no real e cancelar o falso. São armadilhas da mente humana.” Cita a monja. Buda dizia que "a mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores." “Por isso é necessário conhecê-la. Conhecer a própria mente. Para isso há o caminho do silêncio. O caminho de aquietar as oscilações mentais.” Completa a Monja Coen. 

“Assim precisamos ter como hábito reservar momentos de silêncio”, afirma a Monja Coen. Estar em silêncio não significa que devamos nos isolar totalmente de tudo que nos cerca, significa sim nos prepararmos para filtrar as sensações que nos chegam e separar momentos para que a nossa mente possa desfrutar do silêncio. A mente está ligada o tempo todo, mas entre pensamentos há espaços vazios e não estamos acostumados a observar esse vazio. 

“Quando silenciamos podemos ouvir melhor. Quando silenciamos podemos sentir melhor. Quando silenciamos nos permitimos banhar por todos os sons e por todas as formas. 

Mais difícil do que o silêncio da boca, das palavras, dos sons emitidos é o silêncio interno, o silêncio da mente.” Completa a monja. 

A Monja Coen ainda cita um dos ensinamentos de Buda para reforçar a importância destes momentos, “Os ávidos por companhia sofrem dificuldades por excesso de companhia, assim como a árvore corre o risco de murchar se muitos pássaros viverem nela.” 

“O silêncio e o som são como uma caixa e sua tampa. O excesso de informações, de estímulos, nos faz esquecer da pausa, da doçura do silenciar, do aquietar.” Finaliza a Monja Coen roshi 

Aos 71 anos de idade, Monja Coen Roshi é uma das líderes espirituais mais respeitadas e carismáticas do país. Os ingressos de suas palestras se esgotam com antecedência, e seus vídeos do Canal MOVA no YouTube têm milhares de visualizações. 

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil. 

Foi ordenada monja em 1983. Após viver 12 anos no Japão, retornou ao Brasil para liderar, durante seis anos, as atividades do Templo Busshinji, sede da tradição Soto Shu da América do Sul. Em 2001 fundou a Comunidade Zen Budista, com sede no Templo Tenzui Zenji, no bairro do Pacaembu em São Paulo. 

Orienta grupos afiliados no Rio Grande do Sul, DF, Paraíba, Rio de Janeiro e interior de São Paulo (Ribeirão Preto). Participa de diversas atividades públicas, incluindo encontros inter-religiosos, buscando promover o princípio da não violência ativa e da cultura de paz. Autora dos livros "Viva Zen, "Sempre Zen", "Palavras do Darma ", "A Sabedoria da Transformação", "108 Contos e Parábolas Orientais", "O Monge e o Touro", “O sofrimento é opcional”, “Zen para distraídos”, “O inferno somos nós (com Leandro Karnal), A monja e o professor (com Clóvis de Barros Filho). Mais informações nos sites www.monjacoen.com.br, www.zendobrasil.org.br. A Monja Coen apresenta semanalmente um programa na Radio Mundial - Momento Zen, as segundas feiras das 19h30 às 19h55 www.radiomundial.com.br - facelive e também gravado. 

“Somos a vida da terra, estamos todos interligados...tudo o que fazemos, pensamos e falamos mexe com a teia da vida (...)” Monja Coen Roshi 

________________________________________________________________________________

Duração: 90minutos.

Classificação: Livre. Menores de 14 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis. Crianças até 24 meses de idade que ficarem no colo dos pais, não pagam.


Descontos:

Meia Entrada/Descontos: 

50% de desconto para IDOSOS (com idade igual ou superior a 60 anos): Conforme a Lei Federal nº 10.741/03 e o Decreto nº 8.537/15, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para ESTUDANTES: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.

50% de desconto para JOVENS COM ATÉ 15 ANOS: Conforme a Lei Estadual nº 14.612/14, mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e acompanhantes quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013. No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

50% de desconto para PROFESSORES E SERVIDORES do Sistema Estadual de Ensino*: Conforme a Lei Estadual nº 12.258/02, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria Estadual de Educação, Carteira Profissional, documento de comprovação de filiação a instituição representativa de professores ou servidores de instituições de ensino.

50% de desconto para Professores da Rede Municipal de Ensino*Conforme a Lei Municipal nº 16.902/03, mediante apresentação de documento de identi?cação do professor ou holerite atualizado. *Professores de educação infantil, ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Recife.

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

________________________________________________________________________________

Outros descontos:

40% de desconto para clientes KM de Vantagens Ipiranga, limitado a 4 ingressos por CPF. Desconto limitado em 30 ingressos por sessão do espetáculo.Válido apenas para compras online.

________________________________________________________________________________

Atenção:
- Os descontos não são cumulativos, devendo ao beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.
- Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet ou telefone, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida na retirada do ingresso e também no acesso ao evento. 
- Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no momento da compra e retirada dos ingressos ou acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.

________________________________________________________________________________

Informação do Teatro:

Número do alvará do corpo de bombeiros: Nº 163080121302
Validade: Em processo de renovação
Capacidade: 696 pessoas


Para mais informações, você pode conversar conosco através do Chat online, ele está disponível aqui mesmo na home do nosso site. Este atendimento é rápido e prático.

Ponto de venda sem taxa de serviço:

Bilheteria do Teatro RioMar
Av. República do Líbano, 251 Piso L4 – Shopping RioMar Recife – Pina.
Horários de Atendimento: De Terça a Sábado das 12h às 21h; Domingos e Feriados das 14h às 20h.

________________________________________________________________________________

Formas de Pagamento:
Internet: Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, American.
Bilheteria: Dinheiro, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, Vale Cultura Ticket, American e Banricompras